Na noite de 15 de janeiro, 11 ginastas embarcaram para Barcelona, onde fizeram o primeiro camping do ano, que durou duas semanas. As atividades foram intensas e contaram com três sessões de treinamento em alguns dias. Tais atividades seguem com o planejamento de preparar as atletas, tanto as mais experientes quanto as mais jovens, para os compromissos internacionais deste ano e também para as Olimpíadas do Rio de Janeiro.
No último dia 31, Daniele Hypolito, Jade Barbosa, Lorrane Oliveira, Mariana Valentin, Raquel Silva e Rebecca Avelino retornaram ao Brasil, enquanto as outras seguiram para os EUA. Agora, as meninas do grupo que ainda não disputaram nenhum campeonato em 2014 se preparam para representar o Brasil nos Jogos Sul-Americanos, no Chile, em março.
A chefe de delegação e coordenadora de Ginástica Artística Feminina da Confederação Brasileira de Ginástica (CBG), Georgette Vidor, afirma que ficou satisfeita com o desempenho das atletas durante o camping. "Nós treinamos com 11 meninas, a maior parte delas da Seleção de 2013. Este ano iniciaremos as atividades com mais 12, mas a ideia é continuar trabalhando com um grupo de cerca de 20 ginastas. Os treinamentos foram bem fortes, em um centro de alto rendimento, que abriga inúmeros esportes e que conta com dois ginásios de ginástica artística espetaculares. Nós treinamos juntas com ginastas da região da Catalunha", contou.
Antes de embarcarem para Santiago, para os Jogos Sul-Americanos, elas estão participando de mais um treinamento de campo, dessa vez na região sul do Brasil. A competição, que reúne 43 modalidades e 14 países, é importante para as atletas, principalmente como forma de preparação para os Jogos Olímpicos de 2016. "Nos Jogos Sul-Americanos, esperamos ganhar todas as medalhas possíveis", completou Georgette.
A seleção que competirá o Sul-Americano será formada por Jade Barbosa, Daniele Hypólito, Letícia Costa, Juliana Santos, Lorrane dos Santos e Julie Kim.